De acordo com o Informativo da Emater/RS-Ascar, o frio intenso para maio, a alta insolação e a chuva de alto volume beneficiaram as plantas quanto à sanidade e as frutas quanto à obtenção de maior intensidade de coloração e de sabor.
Tais condições também afastaram a mosca-das-frutas dos pomares, após ataque e danos causados pelo inseto no mês de abril, tranquilizando os citricultores e desobrigando-os de tomar medidas de contenção e evolução da população da praga.
Seguiram sendo efetivadas as práticas culturais de manejo mecânico das ervas concorrentes com roçadas, adubações em coberturas nas cultivares mais tardias e tratamentos fitossanitários, além da colheita.
Em termos de mercado, o fluxo se mantém aquecido, tendo apresentado viés comprador, ainda que com claros sinais de sobre oferta de algumas variedades. Na região de Soledade, seguem a colheita de bergamotas e a maturação das demais espécies cítricas.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.